VEREADORES BUSCAM SOLUÇÕES PARA ATENDER NECESSIDADES DO MUNICÍPIO NESTE PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19
A Sessão começou às 9h30m, com a leitura da Bíblia pelo vereador Orleilson. Presidida pelo vereador Keitton Pinheiro, cada parlamentar teve a oportunidade de apresentar uma parte dos problemas enfrentados no município.
O vereador Mário Jorge lamentou a chegada em Coari, de embarcações clandestinas oriundas, muitas vezes de Manaus. “É preciso que os órgãos competentes tomem a devida providência para coibir isso. Além disso, ainda há muita gente desinformada transitando pelas ruas, ignorando a solicitação de isolamento social para prevenir a contaminação pelo COVID-19”, afirmou o vereador.
“Na próxima semana, trarei uma Indicação Legislativa, solicitando um serviço de atendimento a ser realizado por órgãos municipais por telefone para tirar dúvidas sobre COVID-19”, garantiu o vereador Carlinhos do Bem.
“Podemos observar, que o Prefeito Adail Filho está muito atento às recomendações dos órgãos de saúde, está atento às necessidades do município, às necessidades da população. Estamos vendo os secretários municipais trabalharem junto à população. Tudo o que é preciso fazer, vemos o Governo Municipal se esforçar e fazer”, afirmou o vereador Orleilson.
Também foi discutida e encaminhada ao Poder Executivo Municipal a Indicação Legislativa nº 006, do vereador Salustiano Júnior, solicitando que sejam hospedados os profissionais de saúde em atuação no combate ao COVID-19, em hotéis, afim de dar mais segurança aos profissionais e aos seus familiares.
O vereador Ademoque Filho apresentou o Projeto de Lei nº001/2020, que visa autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão de aulas, em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de Educação Básica. “Como a Economia do nosso município está paralisada, é uma forma de ajudar as famílias. É algo que já vem sendo feito em outros municípios”, afirmou o vereador Ademoque. O vereador também trouxe à discussão o Projeto de Lei Municipal nº 002/2020, que autoriza o Executivo a instituir o FUNDO MUNICIPAL PARA ENFRENTAMENTO E COMBATE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS – COVID-19, no município de Coari.
O vereador Francisco Bonfim “Bacana”, lembrou que mesmo sendo urgente a necessidade de ajudar diretamente as famílias coarienses neste momento de pandemia, nenhum parlamentar pode comprar máscara ou álcool em gel, ou ações do tipo, para ajudar a população, tendo em vista o ano eleitoral, conforme orientações do Tribunal Eleitoral. Ações dessa forma, só podem ser realizadas pelo Poder Executivo, onde seguem o rigor da legislação.
O Presidente da Câmara informou que a Câmara se prepara para disponibilizar a transmissão ao vivo das Sessões Ordinárias pelas redes sociais afim de aproximar mais ainda a população.